O que é Arduino ?

Se você já se perguntou como dispositivos automatizados funcionam, o Arduíno pode te ajudar não só a entender como funcionam mas também como criar seus próprios sistemas. owi-535

 

 

 

 

 

 

arduino
Arduino original italiano

Arduino geralmente é conceituado como uma “plataforma eletrônica open-source de prototipagem baseada em hardware e software flexíveis e fáceis de usar”

 

… De forma mais simples Arduino é uma plaquinha que podemos programar através do computador para executar as mais variadas funções, ela pode ler sensores, controlar, motores, lâmpadas e etc, processar informação e dessa forma controlar dispositivos ou o ambiente da forma que quisermos, bastando para isso programá-lo através do computador.

Arduino feita em casa
Arduino feita em casa

 

Arduino é open-source, ou seja, qualquer um é livre para montar seu próprio Arduino e ainda modificá-lo. Tanto o software quanto o hardware.

O projeto nasceu em 2005 quando estudantes de um curso de Design de Interação na Itália, entre eles Massimo Banzi, resolveram arregaçar as mangas e criar eles mesmos uma alternativa ao hardware do curso, que era caro e complexo para os estudantes.

O sucesso nessa fase foi tão grande que mais de 50 mil placas open source foram vendidas e rendeu um documentário de 2010 sobre a trajetória de desenvolvimento da plaquinha. As unidades são constituídas por controladora Atmel AVR de 8 bits, pinos digitais e analógicos de entrada e saída, entrada USB – o que permite conexão com computadores – ou serial. A placa Arduino não possui recursos de rede, mas pode ser combinada com outros Arduinos criando extensões chamadas de shields.

ArduinoWithEthernetShield2

O que dá pra fazer com arduino?

A forma como cada (Maker) Fazedor irá usar o Arduino depende muito mais da sua criatividade do que de limitações técnicas ou de conhecimento em eletrônica.

Suas aplicações são as mais diversas, de diversão passando pela arte, automação residencial a até ajudar outras pessoas. Por exemplo, eu já usei o Arduino para automatizar as lampâdas da minha casa e para controlar uma fechadura eletrônica por controle remoto mundo a fora o Arduino já foi utilizado para se criar uma chopeira controlada por um iPad em que era possível acompanhar o fluxo da bebida e obter informações sobre os diferentes tipos de chopp. Além disso, a placa servia para informar a temperatura e descobrir quem bebeu mais. Já outra equipe criou uma luva sensível ao tato que ajuda cegos a “enxergar” obstáculos no caminho. Na mesma linha, outro usuário criou uma jaqueta utilizando a versão LilyPad (desenhada para construir projetos vestíveis) do Arduino que informa quando um ciclista irá trocar de faixa através de leds colocados nas costas da jaqueta.

Veja abaixo um exemplo em vídeo de um projeto feito com arduino:

O bom de começar a aprender sobre arduino é que você não precisa ser nenhum gênio nem muito menos um expert em programação, basta ter vontade e paciência.

Quer saber mais da historia do Arduino, acesse o vídeo a baixo:

Site oficial do Arduino: http://arduino.cc/

E você ai já conhecia essa plaquinha, deixe seu comentário aqui em baixo, com sua dúvida ou sugestão, se quiser comente sobre algum projeto que já fez ou que sonha em fazer…

Um comentário em “O que é Arduino ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *