Google Chromecast, Vale a pena ter um?

O que é? 

Chromecast é um adaptador que cria um streaming de mídia digital, desenvolvido pela Google. Com ele é possível acessar serviços da internet em TVs comuns, é como se ele transformasse sua TV que não é Smart em uma TV Smart.

O dispositivo reproduz conteúdos de áudio e vídeo em TVs de alta definições por streaming via conexão Wi-Fi. O usuário seleciona a mídia que deseja reproduzir na TV a partir do navegador Google Chrome ou a partir de um aplicativo móvel.

Foi anunciado em 24 de Julho de 2013, com valor de US$35. Em 7 de outubro de 2013, o Chromecast foi disponibilizado somente nos Estados Unidos, seu  lançamento no Brasil foi no dia 4 de junho de 2014.

google chromecast sob sua caixa
Chromecast (Foto: Reprodução/Bruno Holada)
Como funciona?

O Chromecast tem tamanho comparável ao de um pendrive, se conecta diretamente a entradas HDMI e possui uma entrada micro USB (aquela dos carregadores de celular) que serve para a sua alimentação, basicamente você tira ele da caixa conecta na porta HDMI da sua TV e logo em seguida na porta USB, caso a TV não possua porta USB ounnamed usuário pode conectar ele em uma fonte de alimentação que vem junto com ele. Feito isso basta configurar o Chromecast usando uma conexão wi-fi e um aplicativo disponível para Android, *Windows phone (Tube Cast) e IOS, também é possível configurar acessando o site produto. Com a configuração terminada basta você procurar aplicativos que tenham o ícone de transmissão habilitado. icone de transmissão de vídeo para o chromecast

ensinando a fazer a primeira transmissão com o chromecast
Imagem do site do produto ensinando a transmitir
O que dá pra ver com ele?

Quando começou havia uma quantidade limitada de aplicativos compatíveis, porém atualmente grande parte dos aplicativos de reprodução de vídeo já são compatíveis com o Chromecast e vale lembrar que na versão 4.0 do android é possível espelhar toda a tela do celular

Com uma extensão para o navegador Chrome PC, é possível transmitir para a TV o conteúdo de uma determinada aba. Se você, por exemplo, está navegando em um site muito legal e deseja compartilhar com as pessoas na sua casa o que está vendo, pode enviar o site para a televisão via Chromecast ao invés de chamar todos para ficarem em volta do seu PC.

Filmes, fotos e músicas guardados no seu dispositivo móvel também podem ser vistos na televisão por meio das aplicações próprias do Google: Google Play Filmes, Google Play Musique e Fotos do Google+.

O YouTube, tem uma outra funcionalidade interessante: a de fazer listas de vídeos. Depois de enviar um vídeo para a TV, é possível, no mesmo celular, escolher o próximo da fila, que começa a rodar assim que o anterior terminar.

Como o conteúdo que o Chormecast exibe vem da nuvem, e não do aparelho que serve de controle remoto, é possível que mais de uma pessoa colabore para essa playlist. Basta estar conectado na mesma rede, escolher o vídeo e apertar no botão Cast do aplicativo do YouTube.

Lista de aplicativos compatíveis com o chromecast
Alguns aplicativos compatíveis com o Chromecast
Compatibilidade 
compatibilidade do chromecast
Compatibilidade do Chromecast

Segundo o site do produto ele é compatível  com Smartphone/tablet com Android 2.3 ou superior
iPhone/iPad/iPod touch com iOS 7.0 ou superior.

Você deve ter achado estranho não ter nada sobre ele ser compatível com Windows Phone, acontece que não liberaram um app oficial para o operacional da Microsoft, no entanto se for querer usar seu Windows Phone, vai precisar do Tube Cast, que ainda e muito limitado. Isso porque por enquanto você só conseguirá controlar remotamente o Youtube, e mesmo assim de uma forma bem limitada.

Opinião Pessoal 

Se sua TV não é Smart o Chormecast é a melhor solução para melhorar sua experiencia de entretenimento, no meu caso possuo uma TV de 40 polegadas que não tem conexão com a internet ao conectar o chromecast a TV ficou mais completa, outra coisa que melhorou foi que agora posso assistir com minha família, pois antes só assistia no meu computador no quarto, com o Chorme eu assisto na sala com todo mundo. O preço dele é ótimo comparado com a experiencia de lazer que ele proporciona. Não posso deixar de comentar que sua conexão com a internet precisa ser boa pois ele depende disso pra funcionar com plenitude, fora isso é só alegria.

chromecast tem tamanho comparavel ao de um pendrive
Chromecast (Foto: Reprodução/Bruno Holanda)
Caso queira saber mais sobre o Chromecast assista meu vídeo abaixo com mais de 700 mil visualizações no youtube
Se você gostou dessa postagem compartilhe com seus amigos, coloque sua duvida ou sugestão ai nos comentários, tudo de bom e até o próximo post…

Um comentário em “Google Chromecast, Vale a pena ter um?

  • junho 10, 2017 em 11:43 pm
    Permalink

    Ppl like you get all the brsani. I just get to say thanks for he answer.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *