Instalando Linux no Windows

Olá leitores, hoje vamos aprender como instalar o linux no seu PC com Windows, sem precisar inicializar pelo boot. Essa proeza pode ser útil nos casos em precisamos usar algum programa que o windows não suporta e vale pontuar também que este tutorial dá base para que você possa instalar qualquer Sistema Operacional (SO) em seu windows sem precisar mexer com as partições do HD da sua maquina.

O Linux é um sistema operacional, assim como o Windows da Microsoft e o Mac OS da Apple. Ele foi criado pelo finlandês Linus Torvalds, a grande diferença é que o Linux possui licença livre e codigo aberto, ou seja, é de graça e você pode altear o código fonte como e quando bem quiser. Existem varias versões, inclusive nosso tão amado Android que nada mais é do que uma distribuição linux alterada e otimizada para dispositivos Smart.

A versão do Linux que vamos instalar é a “Ubuntu 16.04.1 LTS” muito conhecida por ser leve, facil de instalar e de usar.

O primeiro passo é fazer o download de um programa que emula uma maquina virtual no windows, ou seja, rodaremos um computador dentro de outro (que loko)! Existe uma boa quantidade de programas que fazem isso, entre eles o que achamos mais completo “VMware Workstation” e você pode fazer o download dele clicando na imagem abaixo:

Este download é via compartilhador P2P (Torrent) sendo assim você precisa de algum programa que faça o download, o “uTorrent” por exemplo.

Depois de fazer o download e instalar o VMWare em seu PC faça o download do Linux proposto clicando no botão abaixo:

  1. Apos ter feito o download da versão Linux, abra o VMWare e clique em “Create a New Virtual Machine” como na imagem a seguir:

  • Agora deixe como estar e clique em Next > :

 

  • Mais uma vez deixe como esta e clique em Next > :

 

  • Agora siga o passo a passo da imagem abaixo, escolhendo a versão de “SO” que deseja instalar no passo 3. Caso tenha o CD do SO escolha na opção 1 “Installer disc”;

 

  • Agora preencha com seu nome completo, nome de usuário e senha desejada:

 

  • Agora vamos escolher a pasta onde queremos que seja salva a nossa maquina virtual, aconselhamos criar uma nova pasta em uma partição do seu windows que possua mais espaço disponível, confira a seguir:

 

  • Nesta etapa escolha o numero de processadores que a maquina virtual vai usar, ou seja, estamos configurando como será o processador dessa nova maquina dentro da maquina, aconselhamos deixar na metade da capacidade de seu computador, por exemplo, a maquina que usamos aqui possui um I7 de 8 núcleos a configuração abaixo vai usar 4 deles:

 

  • Agora escolha a quantidade de memoria reservada para a maquina virtual, novamente aconselhamos algo na faixa da metade da capacidade de seu computador, nos próximos 4 passos deixe como esta e clique em Next >:

 

  • Agora escolha a quantidade deseja de espaço em disco para essa maquina Virtual, o VMWare recomenda 20 GB porém configure conforme sua necessidade, clique em Next e finalize a configuração, logo em seguida começará a instalação do Linux, aguarde o termino, pode demorar dependendo do seu computador:

 

Depois de terminado o processo você terá o novo operacional rodando no seu Windows, para colocar em tela cheia pressione Ctrl + Alt + Enter:

 

Pronto pessoal, este tutorial termina por aqui, deixe sua duvida ou sugestão ai nos comentarios e até a próxima…

Um comentário em “Instalando Linux no Windows

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *