LEV Saraiva – Vale a pena ter um?

O que é?

O Lev é um leitor de livros digitais desenvolvido pela Saraiva e veio para competir com o Kindle da Amazon e o Kobo da Livraria Cultura presentes no mercado a mais tempo. O Lev por sua vez possui características que o diferencia dos demais que vamos conferir a seguir:

leitor de livros digitais da saraiva sob estante ao lado de livros
Lev e-reader da Saraiva (Foto: Reprodução/Bruno Holanda)
Design 

O Lev possui formato mais arredondado nas bordas, diferente do design retangular tradicional de seus concorrentes. O material utilizado em sua construção é o plástico, mas trazendo uma camada emborrachada para que o gadget não escorregue das mãos. Isso, aliado a bordas um pouco mais grossas do que estamos acostumados, garante uma pegada mais firme, em especial com apenas uma das mãos. O peso de 190 gramas é bastante similar ao dos concorrentes e praticamente metade do de um tablet médio, e a espessura máxima é de 0,9 cm. Na parte de baixo da tela, que é sensível ao toque, temos somente um botão circular de onde acessamos todas as opções de leitura e de controle do próprio aparelho.

Pessoa segurando o Lev mosntrando o Design do leitor de livros digitais da saraiva
Design do Lev, acabamento fino (Foto: Reprodução/Bruno Holanda)

 

Hardware 

•   Temos uma tela com tecnologia E-Ink, especialmente desenvolvida para leitura e que não agride tanto os olhos quanto uma tela LCD. A resolução de 758×1024 dividida em 6 polegadas dá a mesma sensação de leitura de um Kindle PaperWhite ou de Kobo Glo, já que a densidade de pixels dos três é bastante similar, contando com 213 pontos por polegada quadrada. Na versão do Lev com luz a iluminação é bastante confortável e é possivel controlar a intensidade do brilho. Há também uma proteção antirreflexo, o que faz a tela ficar um pouco fosca, mas nada que chegue a incomodar.;

•   O Lev tem um processador “Allwinner A13 Cortex A8″ single-core de 1 GHz, o suficiente apenas para uma leitura satisfatória de livros (não espere muita rapidez do Lev);

•   Ele conta com 4 GB de memória interna, o suficiente para 4.000 livros, teoricamente, mas que na prática significa somente 2.500 livros no formato EPUB contando com o espaço dedicado para o sistema operacional e os livros já inclusos, que no total são 15;

• É possível expandir esse armazenamento para mais 32 GB com um cartão microSD, o que na prática é desnecessário, já que os livros atuais raramente passam de 100 KB cada um. Se o usuário pretender colocar arquivos em PDF, geralmente muito maiores do que o EPUB, é preciso adotar um certo gerenciamento de espaço.

•   Bateria Li-Polymer recarregável embutida (1800 mAh), no evento oficial de lançamento, a Saraiva disse que o Lev era capaz de ficar até 3 semanas fora da tomada, no entanto eu mesmo já passei uns dois meses sem carregar o meu;

Lev ao lado de livros junto com cubo magico

Sistema operacional e funcionalidades
funcionalidades do leitor de livro digital da saraiva

O Lev conta com um Sistema operacional Versão Linux embarcado;

Formato de arquivos de texto suportados: ePub, PDF, HTML, TXT, FB2

Suporta os seguintes formatos de imagem: JPG, GIF, PNG, BMP, ICO, TIF, PSD

Os livros podem ser adquiridos pela loja da saraiva ou você também pode transferir os arquivos usando um cabo USB. O Lev possui como diferencial o recurso PDF Reflow que adapta o texto ao tamanho da tela. Tornando-se um ótimo recurso para estudantes, por exemplo, que precisam ler apostilas e textos em PDF.

Opinião Pessoal:

Possuo um Lev a pouco mais de 8 meses e a experiencia vem sendo boa, acredito que ele seja a melhor opção para quem precisa comprar livros universitários, pois o recurso PDF Reflow faz com que seja possível a boa visualização de arquivos PDF nele e também pelo custo que os livros deste tipo podem ter, uma vez que, os livros digitais são sempre mais baratos do que livros físicos. Problemas que podem ocorrer com o Lev podem ser resolvidos pelo chat online da Saraiva e eles se mostram muito empenhados em resolver seu problema. Como qualquer decisão de compra, ela deve ser pensada antes de ser tomada, não compre um Lev achando que vai ser maneiro andar com ele por ai, ele é sem dúvidas mais funcional do que supérfluo. Outro ponto a ser lembrado é que mesmo possuindo um Lev não penso em abandonar a aquisição de livros convencionais pois estes, não travam nunca, não necessitam de login e nem de senha para serem abertos e são mais legais.

Lev com capa azul vendida na saraiva
Lev com capa (Foto: Reprodução/Bruno Holanda)
Se quiser saber mais sobre o Lev assista meu vídeo no Youtube sobre ele, aproveita e se inscreve no meu canal também!

Se você gostou desse post não deixe de compartilhar com seus amigos, poste sua duvida ou sugestão ai nos comentarios, tudo de bom e até o próximo artigo…

Um comentário em “LEV Saraiva – Vale a pena ter um?

  • junho 11, 2017 em 12:11 am
    Permalink

    Brnlliaice for free; your parents must be a sweetheart and a certified genius.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *