Vida Fora da Terra ? Conheça o SETI Institute.

Fala aí pessoal, neste post vamos abordar um pouco do que se trata o projeto americano SETI (sigla para Search for Extraterrestrial Intelligence), que busca sinais de vida inteligente extraterrestre.

O instituto ficou bastante conhecido após o lançamento do filme Contato (1997), adaptado do romance de mesmo título escrito por Carl Sagan.

Cena do Filme Contato (1996)

Os cientistas procuram captar ondas de rádio, sendo que vindas do espaço. Com antenas bastante potentes, denominados radiotelescópios, capazes de captar bilhões de sinais ao mesmo tempo. Em meio a muita interferência produzida por corpos celestes, satélites e outros tipos de transmissões terráqueas -, eles tentam encontrar algo que se assemelhe a uma mensagem enviada por ETs inteligentes, do tipo, “Oi, estamos aqui! ”, em uma linguagem universal, como a química e a matemática por exemplo.

Radiotelescópio Observatório de Arecibo, localizado em Porto Rico.
Observatório de Arecibo, localizado em Porto Rico.

A varredura não é realizada em toda extensão do céu, apenas as estrelas de maior interesse são estudadas pois são aquelas que possuem características semelhantes ao nosso sol. Tais estrelas tem uma maior probabilidade de hospedar um planeta com vida, inteligente ou primitiva.

O problema é que a nossa tecnologia pode ser ainda relativamente atrasada para captar o que poderia ser um sinal vindo de uma civilização inteligente de um planeta muito distante. Outro problema é a gigantesca montanha de dados que os radiotelescópios coletam. O programa SETI possui hoje potentes computadores que analisam os dados em tempo real, porém ainda não são suficientes para suprir a grande demanda dos dados colhidos. Diante dessa situação, teve-se a ideia de usar vários computadores “menores”, trabalhando simultaneamente em partes diferentes da análise. Ou seja, foi desenvolvido um programa que possibilita a colaboração de quaisquer usuários que tenham acesso à internet para ajudar no processamento e cálculos dos dados.

Caso tenha interesse em contribuir com o programa e em ajudar a pesquisar o que pode vir a ser a maior descoberta da humanidade basta instalar o SETI@home, que utiliza seu computador enquanto você não está usando para colaborar no processamento dos dados.

Tela do software de procura extraterrestre

Ao instalar o software em seu computador você se conectará a rede do SETI e vai ajudar no processamento dos dados obtidos pelos radiotelescópios espalhados pelo mundo (Que Loko né!)

Mais informações, visite a página oficial do SETI Institute

www.seti.org

 

Gostou do Post? Quer mais como este? Então compartilhe com seus amigos, basta clicar nos botões abaixo!

Até logo!

2 comentários em “Vida Fora da Terra ? Conheça o SETI Institute.

  • junho 22, 2017 em 1:44 am
    Permalink

    Muito legal o post. Adorei! 🙂

    Resposta
    • junho 22, 2017 em 1:50 am
      Permalink

      Olá, Èrika! Feliz em saber que gostou do post. Não deixe de acompanhar nossas postagens e de compartilhar com seus amigos. Agradecemos sua visita!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *