Carrinho com Controle pelo Celular
Algo que muitas pessoas quando começam a manusear Arduino querem, é aprender como mover coisas, ou seja, como fazer um Robo ou um Carrinho andar, pensando nisso resolvi fazer este post.
Vamos aprender como criar um app Bluetooth e o que usar para controlar um carrinho com Arduino usando seu celular (Android)
FUNCIONAMENTO
Consiste num carrinho esteira adquirido na loja RoboCore o qual possui alta qualidade, no entanto pode ser substituído por qualquer outro carrinho e os conhecimentos adquiridos com este projeto podem ter varias outras aplicações.
O carrinho em questão já possui estrutura pronta e motores no lugar pra fazer ele andar, vamos conectar uma placa Arduino, junto com um modulo Ponte H e um Bluetooth para receber os comandos, a aplicação construida no AppInventor vai enviar os sinais de direção para nosso carrinho e assim ele vai andar.
VEJA O VÍDEO
MATERIAIS
- Arduino
- Modulo Bluetooth
- Modulo Ponte H L298
- Plataforma Robótica Rocket Tank (Carrinho)
- Caixa para 6 Pilhas AA
- Fios Jumper
ESQUEMA DE MONTAGEM
O esquema de montagem segue a forma abaixo e em vez de ligar em motores aleatórios você vai ligar nos motores do seu carrinho.
Só ligue o Bluetooth ao Arduino depois de ter enviado o código, se não dá problema.

CÓDIGO DE PROGRAMAÇÃO
O código obedece uma linha de raciocínio simples e não faz uso de nenhuma Biblioteca.
// CODIGO EM CC Criado POR NERDKINGTEAM
// VISITE: nerdking.net.br
// youtube.com/nerdkingteam
// Criador, Bruno de Holanda Rodrigues
int IN1 = 3;//ENTRADAS DA PONTE H
int IN2 = 4;//ENTRADAS DA PONTE H
int IN3 = 5;//ENTRADAS DA PONTE H
int IN4 = 6;//ENTRADAS DA PONTE H
int enviou = 0;
void setup() {
pinMode(IN1, OUTPUT); //Configura para ser uma saida
pinMode(IN2, OUTPUT); //Configura para ser uma saida
pinMode(IN3, OUTPUT); //Configura para ser uma saida
pinMode(IN4, OUTPUT); //Configura para ser uma saida
Serial.begin(9600);//Inicia a porta serial
}
void loop(){
char c = Serial.read();
if (c == '3'){ //comando vindo do APP Que faz o carrinho se mover para frente
digitalWrite(IN1, LOW);
digitalWrite(IN2, HIGH);
digitalWrite(IN3, LOW);
digitalWrite(IN4, HIGH);
}
if (c == '2'){ //comando vindo do APP Que faz o carrinho se mover para trás
digitalWrite(IN1, HIGH);
digitalWrite(IN2, LOW);
digitalWrite(IN3, HIGH);
digitalWrite(IN4, LOW);
}
if (c == '5'){ //comando vindo do APP Que faz o carrinho dar curva
digitalWrite(IN1, LOW);
digitalWrite(IN2, HIGH);
digitalWrite(IN3, HIGH);
digitalWrite(IN4, LOW);
}
if (c == '4'){ //comando vindo do APP Que faz o carrinho dar curva
digitalWrite(IN3, LOW);
digitalWrite(IN4, HIGH);
digitalWrite(IN1, HIGH);
digitalWrite(IN2, LOW);
}
if (c == '6'){ //comando vindo do APP Que faz o carrinho frear
digitalWrite(IN1, LOW);
digitalWrite(IN2, LOW);
digitalWrite(IN3, LOW);
digitalWrite(IN4, LOW);
}
}
APP ANDROID
O aplicativo responsável por controlar nosso carrinho foi criado no App Inventor e você pode baixar o projeto e editar da forma que quiser.

Comenta aqui comigo o que vocês acharam desse carrinho!