Google Assistente pode ler páginas da Web em voz alta em todos dispositivos Android

A empresa anunciou o Read It na CES 2020, e agora está sendo lançado para usuários do Android em todo o mundo

Na CES¹ 2020, o Google anunciou que lançaria o Read It, um recurso de acessibilidade para a web ativado pela ferramenta Assistant. 

Com o Google Assistant, os usuários podem ler artigos da internet como este. Tudo o que eles precisam fazer é dizer “Ei, Google, leia isso” ou “Ei, Google, leia esta página”, e o Assistente começará, imediatamente, a ler o conteúdo. Para fins de acessibilidade, o Google destacará cada palavra à medida que estiver sendo lida, para que os leitores/ouvintes sigam o conteúdo conforme o Assistente lê.

Quer ver algumas super Funções da Google Home? Assiste nosso vídeo sobre a assistente do Google

O Google também irá inserir o tradutor de conteúdo em idiomas não nativos para o leitor, como mais um recurso. Esse mecanismo de tradução suporta mais de 42 línguas, e tem por objetivo garantir que o idioma não seja uma barreira ao consumo de conteúdo, diz a marca.

Todos sabemos que a narração disponível oferecida pela empresa sempre teve som robótico, não é verdade? Pois bem, o Google afirma que está trabalhando nisso. A pesquisa de linguagem natural da empresa significa que “pode ​​permitir vozes mais expressivas e naturais ao considerar diferentes elementos de prosódia, como entonação, ritmo e estresse”. Essencialmente, o Assistant soará menos robótico e mais pessoal, permitindo uma experiência de leitura menos irritante. Olha que bacana!

O assistente digital da empresa já está em muitos dispositivos, e o Google informou que mais de 500 milhões de pessoas já estão usando. A companhia planeja aumentar esse número, ampliando a lista de dispositivos habilitados para o Assistant, ainda este ano, em todas as categorias, desde aparelhos domésticos inteligentes, como Phillips, até Smart TVs da Samsung, barras de som da Acer e Anker, e assim por diante. Será mais fácil usar um dispositivo habilitado para Assistant em 2020, porque haverá mais deles, ‘of course’. A empresa também está adicionando um monte de novos recursos para aprimorar os pontos fortes do Assistant, além de corrigir algumas fraquezas flagrantes.

Ainda sobre a comodidade, o Assistant está adicionando um novo recurso de anotações da família. Você possui uma tela inteligente que fica na sua cozinha ou sala de estar? Agora você conseguirá criar o que é essencialmente uma nota digital, substituindo notas analógicas em uma geladeira. Todos na família poderão vê-lo ou adicionar os seus, mesmo que não tenham uma conta do Google. 

Alimentou o cachorro? Faz uma nota. Pegando o almoço? Faz uma nota. Paulo precisa de uma carona para casa da escola? Outra anotação.

Para fazer isso, bastará dizer: “Ei, Google, deixe uma nota ‘sobre isso’” e ele será exibido no visor. O Google também adicionará uma forma de discagem rápida no monitor inteligente, para que os usuários possam usar o Assistant para fazer chamadas e para selecionar contatos com apenas alguns toques ou comandos verbais. Nenhum desses dois recursos está disponível imediatamente, mas ambos virão ainda este ano.

Com esse conjunto de anúncios, o Google parece manter sua liderança sobre seus concorrentes. Obviamente, a empresa teve seus problemas com a privacidade no passado, portanto, mesmo um compromisso verbal com a privacidade pode não ser suficiente, especialmente porque uma maior disponibilidade significa pontos mais vulneráveis. O Google Assistant ficará muito mais poderoso este ano. Espero que tenha a curiosidade de acompanhá-lo.

CES ®  é o palco global da inovação 

A CES é o local de encontro do mundo para todos aqueles que prosperam nos negócios de tecnologias de consumo. Ele serve como campo de prova para inovadores e tecnologias inovadoras há 50 anos – o estágio global em que as inovações da próxima geração são introduzidas no mercado.

De propriedade e produzido pela Consumer Technology Association (CTA) ® , atrai os líderes empresariais do mundo e pensadores pioneiros.     

Com qual frequência você utiliza o Google Assistant? Também não vê a hora de poder estrear o Read It?

Comenta aqui com a gente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba Algo Incrível Preencha seus dados

Preencha seus dados e receba algo incrível.
Não fique fora dessa!