Arduino Para Iniciantes – Como começar

Fala ai pessoal, neste post inicio um projeto que venho querendo dar andamento a muito tempo, uma serie de tutoriais pra quem quer começar a mexer com Arduíno e desenvolver seus próprios projetos e dispositivos que outras pessoas vão poder usar. Nesta primeira postagem vamos descobrir o que é preciso para começar a trabalhar com Arduíno.

PARA TUTORIAIS EM VÍDEO, INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE, BASTA CLICAR NO BOTÃO ABAIXO:

Para começar a mexer com Arduíno vamos precisar logicamente de uma placa Arduíno , podendo ser qualquer modelo, no entanto consideramos que seja mais simples começar com o modelo inicial da plaquinha a UNO, conforme na imagem abaixo:

Arduino UNO

Vamos precisar também de uma protoboard, talvez sejam umas das ferramentas mais importes para quem esteja começando com eletrônica e montagem de circuitos, pois com ela é possível montar dezenas de circuitos sem a necessidade de soldar qualquer componente.

Protoboard

Antes de avançarmos no aprendizado precisamos entender como a protoboard funciona, para isso analise a imagem a seguir e note que os traços azul representam as ligações internas da protoboard, ou seja você deve imaginar que os traços azul são como fios onde em cada linha passara a mesma corrente/informação:

Entendendo uma Protoboard

Para iniciar também vamos precisar de fios Jumper para fazer as ligações da placa Arduíno a protoboard e aos componentes.

Fios Jumper – Macho/Macho

As ferramentas descritas anteriormente são essenciais para que se comece a mexer com Arduíno, demais dispositivos vão depender de qual tipo de projeto você deseja iniciar, no entanto, para começar nossa aposta é nos pushbuton’s e nos Led’s para começar a entender como a programação funciona.

A plaquinha Arduíno se conecta ao computador por meio de conexão USB, onde na verdade na própria plaquinha ela possui um conversor serial para USB, as entradas seriais existem desde 1996 e até hoje seu protocolo é utilizado em diversos dispositivos eletrônicos. Então logicamente vamos precisar de um computador com  um dos sistemas operacionais descritos abaixo:

Apos conectar a plaquinha a seu computador precisamos do software para fazer com que a plaquinha se comunique com o computador e você possa enviar a programação para ela, esse software é chamado de IDE, e para efetuar o download entre no site do próprio Arduíno clicando aqui e acesse a aba Software e depois Downloads.

Feito isso, escolha a opção que seja compatível com seu Sistema Operacional e faça o Download e instalação no seu computador, em todas os SO’s a interface é a mesma e vocês vão se deparar com a imagem abaixo:

IDE do Arduíno

Para um entendimento completo vou navegar pelas opções mais importantes da IDE. A começar pela aba de “Arquivo”

IDE do arduino Arquivo

Abaixo temos um quadro explicando para que serve cada função desta aba

IDE do Arduíno Quadro de Funções

Logo a seguir temos a ABA editar, sendo uma das mais comuns tendo em vista que acreditamos que você já tenha mexido em algum editor de texto, executando ações como Desfazer ou refazer uma ação feita:

IDE do arduino Sketch
IDE do arduino Quadro Sketch

Note que no quadro acima temos algo novo “Biblioteca” basicamente alguns dispositivos precisam de uma biblioteca de programação geramente disponibilizada pelo fabricante, por exemplo se você quiser trabalhar com um visor LCD igual o da imagem abaixo você vai precisar da biblioteca que possibilita que o Arduíno converse com esse visor que no caso seria “LiquidCrystal”

Visor LCD 16X2
IDE do Arduíno ferramentas

Afim de diminuir o numero de informações deste tutorial o quadro abaixo limita-se apenas as opções mais importantes desta ABA.

IDE do Arduíno Quadro de ferramentas

Temos aqui o monitor serial, que é muito útil para mostrar na tela do computador a leitura das portas da placa Arduíno, por exemplo, é possível averiguar a leitura de um sensor de temperatura pelo serial monitor.

A ultima ABA é a de ajuda e encaminha o usuário para links uteis na própria pagina do Arduíno por este motivo esta ABA não será comentada.

A escrita de programação utilizada é a C/C++. No entanto não vamos entrar em detalhes, vamos aprender no próximo tutorial como programar a placa Arduíno para executar determinadas ações.

Depois que você aprender bem o que precisa, como as ferramentas funcionam precisamos ir a pratica e executar nosso primeiro projeto, mas esse é assunto para o post seguinte…

Deixe sua duvida ou sugestão nos comentário  e compartilhe este post com seus amigos!

2 comentários em “Arduino Para Iniciantes – Como começar

  • julho 29, 2020 em 11:21 am
    Permalink

    Passive income equal to free money https://hideuri.com/z1wrvm

    Excellent service, generating income, which provides members with passive income from online advertising revenue.
    It’s easy for members … Just select your banners and watch the money slowly flow into your account every minute. You won’t believe how quickly this stacks up.
    http://merky.de/98czms

    Resposta
  • julho 30, 2020 em 1:23 am
    Permalink

    obviously like your website however you have to check the spelling on quite a few of your posts.
    Many of them are rife with spelling issues and I find
    it very bothersome to inform the reality on the other hand I will surely come again again.

    Feel free to surf to my web page … buy viagra connect

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba Algo Incrível Preencha seus dados

Preencha seus dados e receba algo incrível.
Não fique fora dessa!