O que é um Eletrocardiograma

Quem vem me acompanhando no INSTAGRAM já deve ter visto eu postar algo sobre o Sensor de EGC que pode ser ligado a plaquinha Arduino, ESP e outras microcontroladoras. Por este motivo decidi fazer este artigo para que inicialmente entendermos como funciona um aparelho desse tipo.

O que é um Eletrocardiograma (EGC)

Há 100 anos, um médico pesquisador alemão chamado Emil du Bois-Reymond, percebeu que era possível captar a eletricidade gerada pelo corpo humano.

Posteriormente com o estudo da fisiologia descobrimos que as células do coração são automáticas e geram eletricidade que pode ser percebida pela pele, por este motivo o movimento do coração é tão perfeito.

Desta forma, viu-se a necessidade de entender melhor o que esta eletricidade representa para o funcionamento adequado do corpo humano.

Com o advento da tecnologia e a possibilidade de adaptar um Galvanômetro, aparelho muito similar a um voltímetro e servindo medir correntes elétricas de baixa intensidade. Com esse aparelho conseguiram captar a energia em nossa pele.

Evolução do EGC

Atualmente os aparelhos de EGC passaram por diversas mudanças, deixando de ser algo analógico até se tornar um aparelho digital, mais inteligível onde seus dados geram um gráfico em linha.

O EGC como vemos hoje, foi criado por Willen Einthoven, estudante de medicina na Universidade de Medicina da Holanda.

Embora outros cientistas sejam reconhecidos pelo desenvolvimento de técnicas e equipamentos que também possuíam função de realizar diagnósticos de doenças cardiovasculares, Einthoven é tido como seu criador.

Willen desenvolveu o aparelho de eletrocardiograma por meio de um sistema mais sensível e direto.

Tornou possível identificar a tensão cardíaca do paciente ao inventar um dispositivo chamado galvanômetro de corda.

Ele registra as tensões de maneira mais fiel por meio das renomadas cinco deflexões que são mostradas no laudo médico por meio de traçados.

Cada linha é identificada por uma letra (P, Q, R, S e T) e elas se tornaram a identificação oficial utilizada até hoje.

Aparelho de EGC ideal

Como não é a área de atuação principal da pagina, abaixo vocês podem observar uma lista das 4 características mais importantes para um aparelho de EGC ideal, lista foi definida pelo site Morsch Telemedicina e diga-se de passagem a maior parte do conteúdo deste artigo esta baseado no site da Morsch.

Print do site indicado acima

Como funciona?

Basicamente o EGC é feito através da medição do potencial elétrico gerado pelo nosso coração perceptível em nossa pele. E mais uma vez eu dou todo o credito do Texto a seguir ao Site Morsch Telemedicina. E acredito que para se aprofundar mais vale a pena ler todo o artigo clicando no link do site.

A posição dos eletrodos pode determinar variados aspectos e, dependendo do que o profissional de saúde deseja verificar, podem ser avaliadas sete possibilidades de doenças:

  • Detecção de anomalias como bloqueios de ramo
  • Identificação da condição atual do coração quando a obstruções das coronárias
  • Existência de alguma hipertrofia ou estenose mitral
  • Verificação de superconcentração ou baixa de vitaminas
  • Avaliação de minerais ou outros recursos importantes ao bom funcionamento do sistema cardiovascular, como o cálcio e o potássio
  • Identificação de alguma doença não cardíaca, como embolias pulmonares e AVC
  • Disfunção de marcapasso ventricular.

Incrivelmente, desde a invenção do eletrocardiograma usando registros em papel até os dias atuais, com eletrocardiograma digital e análise vetorial, a função do aparelho não se modificou

Conclusão

Apesar de inicialmente parecer um dispositivo simples, por se tratar de uma espécie de voltímetro, podemos concluir que sua usabilidade e eficiência no que faz são indiscutível.

Aqui na pagina vamos começar a produzir um EGC de baixo custo utilizando o sensor  AD8232, nossa proposta será construir um dispositivo que inicialmente forneça dados simples, no entanto que possam ser interpretados e aceitos para diagnostico.

Nosso objetivo é fazer com que este exame seja acessível para todas as pessoas do mundo, pois por se tratar de um aparelho relativamente caro, baixar os custos de produção dele e disponibilizar inteiramente de graça forçará a indústria a baixar o preço.

Afinal, doenças cardíacas são a maior causa de mortes no mundo. O ser humano precisa aprender a viver como espécie única e reconhecer que estar em guerra consigo mesmo é caminho para extinção!

Dados da Organização Pan-americana da Saúde

E ai gostou? Compartilha com seus amigos e vem fazer parte desta revolução da mente.

2 comentários em “O que é um Eletrocardiograma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba Algo Incrível Preencha seus dados

Preencha seus dados e receba algo incrível.
Não fique fora dessa!