Como Economizar Combustível

Tendo como base essa terrível crise que estamos enfrentando devido a Pandemia e toda a instabilidade politica a inflação esta atingindo níveis cada vez mais altos e com isso sentimos no bolso seja nas compras no mercado ou quando precisamos se locomover. Pensando em ajudar você a economizar combustíveis decidi entrar nessa e passar pra vocês tudo que eu faço no meu dia a dia pra poder economizar combustível, começando do mais básico ate a mais avançada das técnicas.

1 – MANUTENÇÃO EM DIA

Sim, tenho a manutenção do veiculo como a mais básica das soluções para economizar combustível, Se seu carro tiver tem quilometragem abaixo dos 10 mil pode passar pra próxima dica, mas caso possua um veiculo mais rodado continue lendo…

A revisão em dia, principalmente de itens que compõem o sistema de injeção eletrônica do automóvel são indispensáveis para manter o consumo dentro de padrões aceitáveis. Comece levando a um mecânico de confiança e peça que ele verifique os seguintes itens:

1 – Velas
2 – Bobinas de Ignição
3 – Bicos injetores (limpeza e equalização)
4 – Filtro de Combustível
5 – Filtro de Ar do Motor
6 – Limpeza de TBI e Corpo Borboleta

Os itens acima são diretamente ligados ao consumo de combustível do veiculo;

2 – ABASTEÇA SEMPRE PELA MANHÃ

Devido a  dilatação térmica dos líquidos, fenômeno físico que decorre do ganho da energia cinética das moléculas que compõem o líquido, uma vez que, movendo-se mais rapidamente, elas passam a ocupar um volume maior, ou seja, quanto mais quente a gasolina maior espaço ela vai ocupar, entao digamos que voce abasteca seu carro com uma gasolina dilatada vai terminar pagando mais por menos gasolina.

A gasolina possui um coeficiente de dilatação alto se comparado a outras substâncias (γ = 1,2 x 10-3 °C-1), onde você paga pelo volume abastecido e não pela massa de combustível, é mais vantajoso abastecer em um horário em que essa massa de gasolina ocupa o menor volume possível. Mas quando isso acontece?

Pela manha pois nesse horário a gasolina vai ter passado a noite inteira perdendo calor e voltando ao seu estado volumétrico mais perto do estável e assim você pode pagar menos por um volume maior de gasolina.

3 – ABASTEÇA USANDO APLICATIVOS

Muitos postos, principalmente grandes redes possibilitam o abastecimento via aplicativos, oferecendo Cash Back desta forma você termina pagando menos pelo combustível, verifique sempre se o posto que você esta utiliza algum aplicativo de cash back.

4 – USE SEM MODERAÇÃO DE APLICATIVOS DE MAPAS

Aplicativos de mapa como Waze e Google Maps oferecem estatísticas de transito muito valiosas, portanto escolher a rota mais rápida baseada no transito sempre vai ser a melhor opção, ate se o a distancia aumentar, pois rotas com transito intenso fazem com que o carro fique parado por diversas vezes e você sabia que o momento que o carro gasta mais é pra poder sair da inercia? Ou seja, quando o carro esta parado e começa a andar é o momento de maior gasto energético, sendo assim, rotas mais distantes e com menos transito sempre serão a melhor opção para gastar menos.

5 – PLANEJE SEU PERCURSO

É comum resolvemos varias coisas a bordo do nosso carro e para isso precisamos estar em diversos destinos, sendo assim, planeje bem os percursos com a ajuda dos aplicativos de mapas pois assim você adiciona paradas e vai verificando quais paradas deve fazer primeiro de acordo com o tempo e distancia de locomoção total.

6 – ANDE SOMENTE COM O NECESSARIO

Com a correria do dia a dia é comum andarmos com varias coisas dentro do carro, portanto, o raciocínio é simples, quanto mais peso no veiculo maior o consumo, então evite andar com o guarda roupas dentro do carro e remova itens que não são essenciais, como por exemplo bagageiros como o da imagem abaixo, eles geram uma força negativa que dependendo da direção do vendo vai amarrar muito o veiculo e aumentar consideravelmente o consumo.

7 – MANTENHA OS PNEUS CALIBRADOS E ADEQUADOS

Um pneu mau calibrado aumenta a superfície de contato com a pista e consequentemente o consumo, portanto o ideal é sempre manter os pneus bem calibrados de acordo com a recomendação dada por cada fabricante além disso opte sempre por pneus do tipo H/T pois possuem ranhuras constantes e retas fazendo com que o veiculo amarre menos na pista e assim economize combustível, cada pneus possui seus dados de consumo e ruídos conforme abaixo, algo semelhante aos eletrodomésticos.

8 – ANDE COM A PAZ DE UM MONGE

Isso mesmo amigos, ande na maior paz possível, evitando ao máximo acelerações repentinas, evitando parar em sinais de transito, deixando os apressados passarem de você, se possível coloque ate musica instrumental, em tempos de de crise como o que estamos enfrentando precisamos de paciência e paz, e isso vale pra tudo na vida. Comece planejando bem seus horários, para evitar sair com atrasos e tentar descontar o tempo de atraso no acelerador, além de aumentar o consumo de combustível deteriora com mais rapidez as pecas do carro e pneus.

COMPARTILHE ESSE POST COM AQUELE SEU AMIGO QUE VIVE RECLAMANDO DO PREÇO DA GASOLINA!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba Algo Incrível Preencha seus dados

Preencha seus dados e receba algo incrível.
Não fique fora dessa!