Impressão 3D – Ender 3

A tão sonhada impressora 3d agora faz parte da minha vida e eu vou contar pra vocês o que venho achando dessa maravilha dos tempos modernos.

Quem me acompanha pelo Instagram @nerdkingt conseguiu ver em primeira mão que adquiri uma impressora 3D, o modelo adquirido após muita pesquisa e opinião dos seguidores do Insta e Inscritos no canal foi o Creality Ender 3.

Percebi que é o modelo mais procurado e comprado no mundo inteiro, analisei e comecei a entender o porque do sucesso da Ender 3 e vou contar aqui o que venho achando e se realmente vale a pena um investimento desses.

1 – Vem desmontada

A maioria dos sites que vendem esta impressora a vendem desmontada, isso mesmo, desmontada! Sua montagem completa pode demorar algo em torno de 3 a 4 horas. Alguns sites a vendem montada, mas isto termina encarecendo o frete e o risco de danificar algo no transporte também é grande.

Lembre-se estamos falando de um equipamento de precisão que antes de ser utilizado precisa de ajustes finos para evitar problemas na impressão, desta forma garantir que todas as peças cheguem intactas deve ser o mais indicado e por isso entendo o porque dela vir desmontada.

Existe uma grande vantagem em ela vir desmontada, pois desta forma você termina entendendo cada mecanismo dela e consequentemente será capaz de identificar possíveis problemas e fornecer a própria manutenção.

Não existe manual em português, mas existem vários vídeos ensinando a montar.

2 – Qualidade dos materiais

Já é de conhecimento de muitos que quando algo pesa muito ou tem metais expostos tendemos a acreditar que a qualidade é superior.

A Ender 3 é pesada e conta com sua armação basicamente composta por ferro, contando com poucos plásticos.

A maioria dos componentes são modulares, ou seja, você pode comprar separadamente qualquer peça que venha a se desgastar e o preço é favorável, para mim esta é uma das melhores características da Ender 3.

Todas as peças que compõem esta impressora são de boa qualidade.

3 – Código Aberto

Essa impressora é a junção de varias coisas boas, e uma delas é que seu software é Open Source, isso quer dizer que qualquer pessoa com habilidades suficientes podem estudar e modificar o seu programa, se você fizer uma breve pesquisa sobre a Ender 3, você vai perceber que as pessoas fazem varias modificações, seja na sua estrutura até a adaptação de telas touch, controle e monitoração dela via internet.

Pra quem não sabe por padrão o painel do operador dela vem com um visor LCD básico de cristal liquido e apenas um botão que gira e possui clique para seleção das opções.

A galera faz de tudo, abaixo temos um painel LCD touch para Ender 3 Feito em casa, e logo logo vamos ensinar como fazer essa proeza.

Painel Touch Ender 3, FEITO EM CASA

Este é só uma das milhares de modificações que as pessoas fazem na Ender 3 mundo a fora.

4 – Atualizações

Por ser o modelo mais usado no mundo inteiro e ser Open Source, existem atualizações o tempo inteiro, que vão desde melhorias do design até melhorias de software como a mostrada no tópico anterior.

E o melhor a maioria das modificações você pode imprimir nela mesmo, veja o exemplo a seguir disponível no Thingiverse.

São alguns impressos em 3D que melhoram a usabilidade da impressora.

5 – Base de impressão

A base de impressão desta impressora mede 23,5×23,5 tamanho consideravelmente bom e ainda mais levando em consideração que a grande maioria de arquivos prontos para impressão são feitos por usuários de ender 3. Desta forma existem vários impressos modulares, onde você imprime separadamente e depois pode montar tudo fazendo algo enorme.

Veja o exemplo dessa moldura para Espelho Inteligente.

6 – Preço

Agora vamos falar do principal!

A Ender 3 não possui fabricação no Brasil, ou seja, seu preço de compra esta diretamente ligado as oscilações do dólar.

Atualmente ela custa algo em torno de $ 270,00 dólares, convertendo para hoje de acordo com a cotação do dia:

Desta forma sai por uns R$ 1.434,00 + impostos e assim ela geralmente é vendida em media por 2 mil reais.

7 – Conclusão

No momento em que escrevo isso fazem exatas 3 semanas que to usando a Ender 3, no meu caso valeu muito a pena, pois agora estou começando a imprimir as caixas para meus projetos, como exemplo do meu dispenser de álcool feito de papelão que está começando a ganhar um recipiente plástico mais atraente.

Levando em consideração todas as vantagens e sabendo que mesmo que você se arrependa da compra vai poder se desfazer dela sem perder muito dinheiro, aconselho, se você esta procurando uma impressora 3D ou tinha duvidas sobre qual comprar, acredito que uma Ender 3 seja a melhor opção do momento.

Conta pra mim aqui o que você achou dessa postagem!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba Algo Incrível Preencha seus dados

Preencha seus dados e receba algo incrível.
Não fique fora dessa!